Menu
9º Encontro da Juventude Bahia e Sergipe

Greve vitoriosa!

Jorge Barbosa

Depois de 21 dias de paralisação e manifestações, construímos a maior greve dos últimos 20 anos, atingindo no 18º dia 9.254 unidades bancárias. Na base da Federação da Bahia e Sergipe a greve chegou a mais de 80% das agências, maior índice em todo país. Em Itabuna as 14 agências foram paralisadas, o movimento grevista também atingiu as cidades de Buerarema, Camacan, Coaraci, Ibicaraí, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Itororó e Pau-Brasil.


Mais uma vez o Bradesco e o HSBC ajuizaram ações na justiça do trabalho requerendo liminares de interditos proibitórios, contudo, mais uma vez seu  intento foi frustrado. As liminares foram negadas. Cada vez mais os juízes dos tribunais entendem que tal artifício utilizado pelos bancos têm como objetivo o cerceamento do direito de greve.

Com a força do nosso movimento, conquistamos num cenário adverso, um reajuste real de 1,5%, valorização do piso de 4,3% e ampliação da PLR com um acréscimo de 27,2%, na parcela fixa e mais 16,7% do adicional. Na Caixa, foi mantida a PLR Social de 4% sobre o lucro líquido, valor que será distribuído mesmo que, somado à regra da Fenaban, seja ultrapassado o limite de 15% do lucro do banco previsto na ‘Convenção Coletiva’ da categoria.

O objetivo dos representantes dos bancos era nos impor um reajuste rebaixado sobre os salários e a PLR, rejeitar todas as reivindicações relativas a segurança, saúde e atendimento. Além de descontar pecuniariamente, os dias parados, como aconteceu nos Correios. Até a tese de que salário gera inflação foi ressuscitada.

Outra importante conquista foi a suspensão do transporte de numerário pelos bancários, o fim da divulgação da colocação individual dos funcionários, importante iniciativa no sentido de combater o assédio moral. Sem falar no compromisso da Caixa de contratar 5 mil novos empregados até o final de 2012.

No Banco do Brasil conquistamos PLR de 9,9% a 13,1% em relação ao 1º semestre de 2010, a redução da trava para 1 ano, em caso de concorrência de posto efetivo para comissionamento.

Foi mantida a regra de não desconto dos dias parados e compensação com horas extras até o dia 15 de dezembro do corrente ano. 

Avaliamos como positivo o resultado da nossa campanha salarial, pois ao trabalhador só resta lutar!

“Toda a luta sindical sem uma perspectiva de classe, de superação da escravidão assalariada, tem efeitos parciais e temporários, corroídos pela própria lógica do capital, e contribui somente para deseducar a classe. Os trabalhadores não devem superestimar o resultado final dessa luta cotidiana. Não podem esquecer que lutam contra os efeitos e não contra as causas desses efeitos, que o que fazem é refrear o movimento descendente, mas não alterar o seu rumo; que aplicam paliativos, e não a cura da doença.” Karl Marx.


Jorge Barbosa
Presidente do Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar